Mostrar mensagens com a etiqueta A biblioteca escolar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta A biblioteca escolar. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
terça-feira, 11 de dezembro de 2018
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Convite da Câmara Municipal do Nordeste
A Câmara Municipal do Nordeste, convida os alunos de todos os ciclos da EBS de Nordeste a visitar a Feira do Livro do Nordeste, entre os dias 3 e 21 de Dezembro, na Sala de Exposições do Município (edifício do Montepio) no horário das 9h00 às 18h00, incluindo a hora de almoço.
segunda-feira, 29 de outubro de 2018
Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados: Mortos e Festas
Deves estar a preparar-te para celebrares o Halloween na
escola. Mas sabes de onde surgiu essa tradição? E será que essa festa tem
alguma coisa a ver com o Dia de Todos os Santos? Repara que Halloween é
uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os
Santos".
História e lendas
No início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro
como "O Dia de Todos os Santos", como forma de honrar todos os santos
da Igreja Católica. Alguns séculos mais tarde, no século X, a Igreja dedicou o
dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos: é o dia dos
Finados (ou Dia dos Mortos).
A escolha do dia 2 de Novembro para celebrar a memória dos mortos foi feita
tendo em atenção lendas e tradições já muito antigas. Dizem algumas
dessas lendas que há dois mil anos atrás os celtas que habitavam a
Inglaterra, Irlanda, França e Península Ibérica costumavam comemorar o Dia de
Ano Novo a 1 de Novembro. Estes povos assinalavam o fim do Verão, das colheitas
e o início dos Invernos escuros, com tempestades e muito frio. Era nesta altura
do ano que a população celta sofria mais mortes, por causa do tempo. Por isso,
os druidas (os seus sacerdotes) acreditavam que a noite de 31 de Outubro era
uma espécie de abertura da passagem entre a vida e a morte. Assim, pensavam que
nessa noite os fantasmas do mundo da morte andavam à solta na Terra em busca de
alimento.
Acreditavam também que os mortos andavam à procura de almas para levar com
eles, e até que podiam possuir os vivos e retornar à vida, e por isso faziam
fogueiras no alto das colinas para os afastar. Essa noite era chamada de
"Samhain", o "Dia das Almas". Apagavam também a iluminação
e o lume das suas casas, para que se tornassem frias e desagradáveis, e
colocavam disfarces de monstros e iam para a rua fazer barulho, para assustar e
afastar os espíritos e não serem reconhecidos... Ainda hoje, em algumas
localidades do norte de Portugal, na noite de 31 de Outubro, existe a tradição
de os rapazes das aldeias levarem os carros de bois até ao alto de um
monte, carregarem-nos com lenha e fazerem uma grande fogueira no largo da
povoação onde assam castanhas e saltam por cima da fogueira.
Surgiu assim, nos
países do norte da Europa, nomeadamente na Irlanda, a tradição da Noite dos
Mortos, em que as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de
casa nessa noite. Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam
máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam
à solta a tentarem apanhar almas vivas. E para manter os espíritos longe de
casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os
impedir de entrar. Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e
os fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e
morte) e a luz significa a vida.
Os emigrantes
irlandeses levaram para a América do Norte esta tradição e, juntando-se a
outras tradições locais, surgiu a festa de Halloween (Noite de Todos os Santos
– Noite das Bruxas em Portugal). Como se diz que nessa noite os fantasmas andam
à solta, as crianças saem mascaradas como eles (os espíritos) para não serem
levadas por essas almas do outro mundo. Também para se protegerem deles,
carregam lanternas feitas com uma abóbora escavada. Essas lanternas também se
põem à porta de casa, para espantar os espíritos.
Desta forma, a festa
de Halloween, o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados (Dia dos Mortos)
fundiram-se numa mesma tradição.
Em Portugal, a comemoração do Halloween não parte da nossa tradição. É o
Dia de Todos os Santos, e sobretudo o Dia dos Finados, que sempre foram
celebrados.
Celebrar o Dia de Todos os Santos e
o Dia dos Finados
Existe em algumas regiões de Portugal, no dia de Todos os Santos, a
tradição de as crianças saírem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão
por Deus", logo pela manhã, recolhendo doces, frutos secos, etc. (em
algumas povoações esta tradição adquire o nome de "Dia dos
Bolinhos"). Esta tradição resulta de uma prática de há muitos anos atrás,
quando existia em Portugal muita pobreza, em que muitas pessoas iam pedir o
"Pão por Deus" por necessidade. As pessoas punham as mesas com o que
tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e
comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
Uma outra tradição é a visita dos cemitérios para colocar flores nas campas
dos familiares já falecidos no Dia de Finados.
Desde há algum tempo, Portugal tem-se deixado influenciar por muitos
aspetos que não fazem parte da nossa cultura e tem celebrado o Halloween nas
escolas, clubes e até em centros comerciais. Contudo, não nos devemos esquecer
de olhar para trás e manter vivas as tradições que são mais nossas.
Texto adaptado de:
terça-feira, 2 de outubro de 2018
Concurso "Põe a tua terra nos Píncaros - Um herói da tua terra"
Está a decorrer até ao dia 2 de novembro.
2. Enviem o spot publicitário a pôr o herói da sua terra nos píncaros!
Mais detalhes ver o regulamento.
Para a participação:
Mais detalhes ver o regulamento.
quarta-feira, 16 de maio de 2018
Vencedores do concurso regional da Rede Regional de Bibliotecas Escolares
E desta vez fomos duplamente vencedores, terceiro e primeiro lugares na IV edição do concurso "Palavras com História" promovido pela RRBE. Agradecemos a todos os alunos e docentes envolvidos assim como a Rede pela oportunidade de desenvolve e as competências da escrita e da criatividade.
domingo, 13 de maio de 2018
Resultados do Concurso "Rosa dos Ventos"
Votação
1.º Lugar: Rosa dos ventos n.º 2, n.º 3 e a n.º 8 (22,7%).
2.º Lugar: Rosa dos ventos n.º 4 (18,2%).
3.º Lugar: Rosa dos ventos n.º 7 (13,6%).
segunda-feira, 30 de abril de 2018
IV Concurso Internacional Atrevida
Associação Sociocultural Atrevida
apresenta:
IV CONCURSO INTERNACIONAL
apresenta:
IV CONCURSO INTERNACIONAL
PARA AUTORES INFANTO-JUVENIS
EM LÍNGUA PORTUGUESA: "ATREVIDA"
Para autores entre 10 a 14 anos!
Convocatória aberta de 05 de Abril a 31 de Maio.
Convite aos educadores e pais, incentive a participação das crianças!
Convite aos educadores e pais, incentive a participação das crianças!
Entre no site e veja o regulamento:
www.culturaatrevida.com/concurso
www.culturaatrevida.com/concurso
terça-feira, 24 de abril de 2018
Teatro Porta 27
Recebemos,hoje, o grupo de teatro Porta 27 que nos trouxe o João Pateta. Uma delícia que fez a alegria dos nossos pequeninos do Nordeste. Para o ano, contamos receber o mesmo grupo. Vale mesmo a pena.
sexta-feira, 9 de março de 2018
segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Preparação do Natal
Já a preparar o natal, o clube do empreendedorismo dramatizou "O Natal das Bruxas" no ensino pré escolar. À Iara Borges, Mafalda Dutra, Leonardo Rebelo, Bianca Bernardo, Bruno Louro, Mariana Pacheco, Gonçalo Cabral e João Amaral o agradecimento da Biblioteca Escolar.
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
Conta-me outros contos – Sortido de Histórias Europeias
A Biblioteca Escolar, em parceria com a Equipa
responsável pelo projeto NordestEduca, convida as turmas envolvidas no projeto de tutoria (5ºs e 9ºs anos de escolaridade) para
assistirem à sessão:
Conta- me outros contos – Sortido de Histórias Europeias
Concurso Uma aventura... Literária 2018
A Editorial Caminho lança, novamente, o Concurso Uma aventura...Literária 2018 e a nossa escola vai participar!
O concurso destina-se aos alunos do pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário e o prazo de envio dos trabalhos termina a 16 de fevereiro de 2018.
terça-feira, 7 de novembro de 2017
Bibliopaper da BE - O Gigante Egoísta
Já se apurou a equipa vencedora do I Bibliopaper da BE - O Gigante Egoísta da turma 5C.
Agradecemos aos alunos por terem participado e aos colegas por terem cooperado.
Agradecemos aos alunos por terem participado e aos colegas por terem cooperado.
terça-feira, 24 de outubro de 2017
Receção aos alunos
Para dar as boas-vindas aos novos alunos de 5º ano, a equipa da Biblioteca Escolar em parceria com o Conselho de Diretores de Turma, Departamento de Educação Física e Musical, Equipa do ProSucesso, PES e Conselho Executivo preparou uma atividade diferente...Para soltar a ansiedade, nada melhor do que ir para o ar livre e jogar ao lencinho, depois de se ouvir um dos contos do projeto da RRBE «Ler é Saudável».
O nosso agradecimento a todos, em particular ao professor Óscar Carreiro, sempre disponível, para o desporto e para a Biblioteca.
quarta-feira, 8 de março de 2017
Vencedores do Concurso "Rosa dos Ventos"
1.º Lugar: Turma do 7.º A
- Maria Morais Macedo, nº 12
- Matilde Cardoso Pacheco, nº
13
2.º Lugar: Turma do 7.º C
- Alex Pereira Pacheco, nº 2
- Beatriz Medeiros Rebelo, nº 3
- Camila Bernardo Amaral, nº 4
- Matilde Faria Carreiro, nº 13
3.º Lugar: Turma do 7.º C
- Ana Rita Roma Roriz, nº 1
- Carolina Cordeiro de Frias, nº 5
- Hugo Teixeira, nº 10
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)










