segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Feira do Livro da EBS do Nordeste
Na
semana de 23 a 27 de novembro de 2015, a Sala de Estudo da nossa escola acolheu
a Feira do Livro.
Esta atividade resultou da parceria
entre os Departamentos de Ciências Socias e Humanas, de Português e a
Biblioteca Escolar. A seleção e organização dos livros ficou a cargo das docentes Maria do Carmo
Medeiros e Fátima Ferreira, enquanto a decoração foi idealizada pelos
professores Maria de Jesus Braga, Lília Bergantim e Romeu Cruz. Os anjos e as hortênsias,
dois pontos relevantes da literatura do Padre Dinis da Luz, foram o mote para
tão etéreo espaço.
Nesta Feira, os nossos alunos e toda
a comunidade educativa usufruíram do contacto com cerca de 500 títulos
diversos, desde a literatura infanto-juvenil, nomeadamente a respeitante às
Metas Curriculares da disciplina de Português, passando por banda desenhada,
livros técnicos, de estudo e policiais. Entrar
nesta Feira era como entrar num sonho, a decoração simples e delicada aliada ao
cheiro único dos livros conduzia os nossos alunos numa viagem pela descoberta
de saberes.
Em
simultâneo, decorreu a Exposição Biográfica e Bibliográfica sobre o Padre Dinis
da Luz, a cargo das turmas 5.º C, 6.º A e 6.º B, que promoveu o conhecimento da vida e obra do
poeta, escritor e jornalista nordestense, no ano em que se comemora o centenário
do seu nascimento, e incentivou a comunidade educativa a apreciar as obras do
autor, bem como a reconhecer a sua importância para
a cultura açoriana.
Figura ilustre de São
Pedro Nordestinho, o Padre Dinis da Luz, que nasceu
a 8 de setembro de 1915 e faleceu a 20 de dezembro de 1988, foi um grande
defensor dos direitos do Nordeste, a nível local e nacional, levando o nome da
freguesia e do concelho além fronteiras.
“Sacerdote,
poeta e jornalista. Enquanto aluno do seminário de Angra, colaborou no jornal
"A União", usando o anagrama DAZUL. Foi ordenado sacerdote em 1938 e
trabalhou como prefeito num colégio de Ponta Delgada. Pelas capacidades
jornalísticas evidenciadas, partiu para Lisboa, a mando da diocese com o objetivo
de adquirir experiência. A hipótese de regressar aos Açores ficou inviabilizada
por pressão do diretor do jornal católico "A Voz", onde trabalhou
como redator entre 1940 a 1970. Por motivos de doença e mudanças no jornal, que
se transformou no órgão da União Nacional, com novo título, regressou ao
Nordeste. Mesmo assim, naquele período não deixou de colaborar nos mais
variados periódicos açorianos ("A Ilha", "A União",
"Açoriano Oriental", "Diário dos Açores", "Correio dos
Açores", "A Crença") e de outros do continente ("Diário de
Lisboa", "Sol", "Novidades" e nas revistas
"Século Ilustrado", "Lúmen" e "Ação"). Escreveu
crónicas sobre os Açores para o The
Catholic Register, de Meliapor,
"Diário de Notícias", de New
Bedford, com uma campanha a favor dos emigrantes. Durante a II Guerra
Mundial manifestou simpatia pelos Aliados, sendo apodado pelos germanófilos de
«sacerdote estalínico». No campo literário escreveu poesia, contos e ensaios,
inserindo-se no panorama literário do modernismo, com expressão formalmente
clássica. O seu primeiro livro de poesia apresenta textos escritos entre os 13
e os 16 anos. Foi membro do Instituto Cultural de Ponta Delgada e condecorado
com a medalha da Liberdade do rei Jorge VI de Inglaterra e com o grau de
Oficial da Ordem de Leopoldo II, da Bélgica. Faz parte da toponímia do
Nordeste.
Obras
principais: (1939), Ponta da madrugada,
Angra do Heroísmo, Tip. Andrade. (1944), Antes
de vir a noite, Lisboa, Of. Artes Gráficas. (1945), De Deus e do Homem (antologia de Pascal com tradução, prefácio e
notas), Lisboa, Bertrand Editora. (1945), Grandeza
e miséria. Lisboa, Pró Domo Ltd. (1958), Asas de Natal e mais sete poemas, Lisboa, Editora Império Limitada.
(1979), A sereia canta nos portos,
Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura. (1979), Coisas da censura e um artigo para
«inquietar» toda a gente, S.l., União Gráfica Angrense. (s.d.), Destinos no mar, Lisboa, Portugália
Editora.”
Retirado de: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/Default.aspx?id=8290
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Thanksgiving Day
O Dia de Ação de Graças – Thanksgiving Day é um feriado
celebrado nos Estados Unidos, na última quinta-feira de novembro, e no Canadá,
na segunda segunda-feira de outubro. Este é o dia em que as pessoas se juntam
para demonstrarem a sua gratidão pelas bênçãos recebidas durante o ano.
No dia 26 de novembro, a nossa escola comemorou o Thanksgiving Day. Esta atividade,
organizada pelo Departamento de Línguas Estrangeiras, consistiu na elaboração
de um painel com um peru, animal escolhido pelos norte-americanos para o jantar
deste dia, por simbolizar a fartura e a riqueza. Nas suas penas, os alunos
registaram os seus agradecimentos "I´m
thankful for...". Decorou-se, igualmente, o espaço escolar com imagens
e símbolos relativos a esta festividade americana. A ementa da cantina, com
refeição alusiva a esta celebração, procurou sensibilizar a comunidade
educativa para a cultura norte-americana.
Dia Internacional da Filosofia
Em 2002, a UNESCO instituiu a celebração do Dia Internacional da Filosofia na
terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano, ciente da importância que
o questionamento filosófico e o espírito crítico perante a realidade assumem
para o diálogo intra e interpessoal. O grande objetivo é que todos e cada um se
sintam LIVRES e CAPAZES de participar (Ser, Pensar e Agir) segundo as suas
convicções, contribuindo para a progressiva tomada de consciência da nossa real
condição: "Humanidade
pensada".
Assim sendo,
na passada quinta-feira, dia 19 de novembro, as turmas do Secundário, 10.º A,
10.º B, 11.º A e 11.º B, orientadas pelas docentes Paula Rocha e Márcia Raposo,
assinalaram este dia, com a realização de diversas atividades: elaboração e
exposição de cartazes; ilustração de um cenário; criação de uma caixa de
correio para troca de frases filosóficas entre os alunos; construção de uma
moldura "filosófica", a partir da qual toda a comunidade escolar teve
a oportunidade de, fotograficamente, registar este momento; distribuição de marcadores
de livros e de doces, confecionados pelos alunos, com mensagens de vários
filósofos.
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Se eu fosse um livro
Baseada
na obra de José Jorge Letria e André Letria, os alunos da turma DOV,
acompanhados pelos professores de Português, Cândida Figueiredo e Romeu Cruz,
embarcaram numa aventura fantástica, na Biblioteca da nossa escola.
Após
ouvirem a leitura da obra e folhearem o livro, puderam registar e ilustrar quais
os seus desejos se pudessem ser um livro.
E
não é que descobrimos que se os nossos alunos fossem livros gostariam de ser
janelas abertas para o mundo, ajudantes do saber ou até mesmo crianças que se
embalam ao som de histórias...
E você, leitor do
nosso blogue, se fosse um livro o que faria ou gostaria de ser?
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Halloween
O Estranho Mundo de
Jack
Caía o outono em
Halloween, a noite enregelava...
Contra a Lua, só, num
monte, um esqueleto cismava.
Era esguio e comprido e
um laço-morcego trazia;
Jack Esquelético, o nosso
protagonista,
Aborrecia-se de morte na
cidade de Halloween,
Onde tudo decorria de
forma prevista.
"Já me cansa meter
medo, sustos e pavor.
Estou farto de ser algo
que enche a noite de terror,
Farto de maus-olhados, de
infundir alvoroço,
E os meus pés agonizam
com a dança dos ossos.
Não gosto de cemitérios,
quero mudar de ares!
Deve haver mais na vida
que caretas e esgares!»
Durante toda essa noite e
todo o dia a seguir,
Jack andou sem parar, sem
saber por onde ir.
Até que no coração da
floresta, a noite caía,
Jack teve uma visão de
intensa magia:
Ali, a escassos metros...
mesmo à sua beira...
Três portas esculpidas de
maciça madeira.
Ficou estupefacto, sem
tirar o olhar
De uma porta, entre
todas, a mais singular.
Atraído, excitado, mas
também ansioso,
Jack abriu-a e entrou num
mundo branco e ventoso.
Jack nem calculava, mas
tinha ido parar
À cidade do Natal - o
nome desse lugar.
E, banhado em tal luz, já
não se inquietava,
Pois enfim encontrara o
que mais lhe faltava.
Para os amigos não
julgarem que ele mentia,
Tirou as prendas e os
doces que por lá havia:
Levou lembranças das
meias junto à chaminé
E uma foto do Pai Natal
com duendes ao pé.
Pegou nas luzes, nas
fitas e bolas do pinheiro,
E roubou um N grande que
viu num letreiro.
Arrecadou aquilo que
achou cintilante
E até uma bola de neve
gigante.
Limpou tudo num ápice e,
muito apressado,
Voltou à sua terra sem
ser apanhado.
Tim
Burton, O estranho mundo de Jack, Orfeu Negro
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
De
forma a comemorarmos o Dia
Internacional para a Erradicação da Pobreza, os Clubes do
Empreendedorismo e de Leitura organizaram um dia especial na EBS do Nordeste.
Assim, na manhã do dia 16 de outubro,
uma exposição sobre a temática alertava para o facto de ser urgente promover a
solidariedade como motor de um mundo sem fome e pobreza.
No painel de intenções, os alunos
puderam registar os seus desejos, anseios e preocupações para um mundo melhor.
No intervalo das 10:15, dois membros
do Clube do Empreendedorismo leram o Manifesto
contra a Pobreza, acompanhado pelo tema “we
are the world”, composto em 1985, também com o objetivo de arrecadar fundos
para combate à fome.
O Manifesto contra a Pobreza é um compromisso assinado por Chefes de
Estado de 193 países, nas Nações Unidas, e que define os objetivos para o
desenvolvimento sustentável, segundo os quais não haverá progresso sem
equilíbrio entre a dimensão económica, social e ambiental.
Leitura do Manifesto contra a Pobreza
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
sexta-feira, 26 de junho de 2015
Um Excelente Espetáculo Musical
A 12 de junho, na
Festa de Encerramento do Ano Letivo, e com a colaboração dos docentes Bruno
Almeida, Eduardo Jorge Melo, Margarida Carreiro, Óscar Carreiro e Virgílio Gertrudes, os alunos do 5.º A e os membros
do Clube “Forte Musical” interpretaram alguns temas de autores portugueses,
permitindo a toda a população escolar desfrutar de singelas e belas melodias.
segunda-feira, 1 de junho de 2015
ENALTEÇA-SE a Língua Portuguesa!
Exposição
de livros de AUTORES AÇORIANOS
A Biblioteca Escolar da EBS do Nordeste deu, no mês de maio, destaque à Língua Portuguesa, expondo na Sala de Convívio obras de autores açorianos, para que a comunidade educativa desfrutasse do prazer de contactar com elas, descobrindo sempre algo de novo e de magnífico, visto que em cada livro se encontra uma frutífera descoberta da riqueza do nosso ilustre património.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





