Curiosidades sobre as "Ilhas Britânicas":
quinta-feira, 7 de julho de 2016
"Ilhas Britânicas"
Comemoração do Dia Mundial do Teatro
A
docente de Educação Especial, Cidália Oliveira, e os alunos com Necessidades
Educativas Especiais da EB1/JI Manuel Inácio de Melo, Salga, comemoraram o Dia
Mundial do Teatro, abordando a Lenda de São Martinho, a qual se perpetuou no
tempo, devido, em grande parte, à sua moral da história, ou seja, à sua
memorável mensagem de lição de vida: fazer boas ações para sermos, futuramente,
recompensados.
Para o estudo da referida lenda,
efetuaram, em primeiro lugar, a análise de diferentes versões (tipos/ formas de
texto: prosa, verso e Banda Desenhada); em segundo, dramatizaram-na e, por fim,
realizaram um Teatro de Sombras acerca da mesma.
O trabalho executado foi bastante
positivo, na medida em que os discentes se envolveram, diretamente, com a comunidade
escolar, ao produzirem um convite
(sensibilização à função de um convite), dirigido às assistentes operacionais,
aos docentes e aos colegas, convidando-os a participar nas suas atividades, e
ao se exporem à "plateia", provando, deste modo, aos presentes de que
são capazes de ter sucesso na transmissão das informações pretendidas.
Todos eles surpreenderam o público,
no momento da leitura e na representação da lenda, demonstrando uma postura
confiante e desinibida.
Pretendeu-se, deste modo, que
através da Educação Literária, prescrita para os anos de escolaridade/ grupos
de apoio em que os alunos estão integrados, este dia fosse comemorado de forma
transversal, isto é, em consenso com as Metas Curriculares de Português, do 1.º
Ciclo.segunda-feira, 20 de junho de 2016
Aula Aberta – “Vida e Obra do Pintor Carlos Carreiro”
No
âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, as docentes Ariana
Quitério e Sílvia Preto organizaram e participaram, no dia 7 de junho de 2016,
numa atividade formativa intitulada: “Aula
Aberta – Vida e Obra do Pintor Carlos Carreiro”, que decorreu no Anfiteatro
da Escola Básica e Secundária do Nordeste, com a presença de vários alunos (do
segundo ciclo do ensino básico, turmas DOV e OPII) e professores acompanhantes,
sendo esta proferida pela docente de Educação Visual e Tecnológica, Ana Bela Silva,
da Escola Básica da Lagoa.
A
referida aula constou, numa primeira fase, na explicação da obra pictórica do
artista micaelense e, numa segunda fase, na construção de puzzles, por parte
dos alunos, de um painel de pintura (políptico), que se encontra representado
no Salão Plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta,
ilha do Faial.
Realça-se
que a atividade foi apoiada/ reconhecida pelo Conselho Executivo da Escola
Básica e Secundária do Nordeste.
Carlos Carreiro nasceu em Ponta Delgada, São
Miguel, Açores, no ano de 1946. Desenvolveu uma carreira de pintor, com muitas
exposições particulares e coletivas, a par da atividade docente (Professor
Associado, aposentado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto).
Dos inúmeros prémios honrosos que
lhe foram atribuídos, destaca-se, em 2006, o agraciamento com a
"Condecoração do Grande Oficial da Ordem de Mérito", pelo Presidente
da República Portuguesa.
Imagem retirada do site:
http://gp-sarrabiscos.blogspot.pt/2012_01_01_archive.html
“A
minha pintura ou se gosta muito ou se detesta, não é fácil nem é feita para
suavemente entrar nas salas e condizer com os tons monocromáticos dos sofás e
dos cortinados, é mesmo para chatear, até no recurso que faço do Kitsch”.
Carlos
Carreiro
segunda-feira, 6 de junho de 2016
Yoga e leitura
No dia 19 de maio, o Clube de
Leitura "Palavras Vivas" da EBS do Nordeste teve o prazer de receber
uma visita muito especial, a Sónia Jacinto, professora de yoga, da Sunshine Yoga Baby e Kids Açores.
A sessão aliou os exercícios de yoga
à leitura do livro O leão que Perdeu a Juba,
de Cláudia Pinto Praça. Assim, acompanhando a busca incessante dos amigos da
floresta de uma juba para o leão, os alunos reproduziram as posturas de animais
e outras formas da natureza de uma maneira divertida e equilibrada.
Esta atividade foi uma oportunidade
dos membros do Clube partilharem uma vivência, interagirem através do seu
próprio corpo, poderem observar-se com calma e aprenderem juntos, para além de
experienciarem novas formas de sentir e de relaxar a partir dos princípios do
yoga.
Em suma, aprenderam a respirar
melhor, a concentrar-se e a gerir a sua energia corretamente.
Foi uma tarde magnífica e relaxante!
Professora
Sónia Jacinto, muito obrigada e será, sempre, muito bem vinda à nossa escola!
ü Vídeo
de apresentação do livro do livro O Leão
que Perdeu a Juba, de Cláudia Pinto Praça
ü Facebook
de Sónia Jacinto:
ü
Federação
Portuguesa de yoga (yoga para crianças).
http://www.federacaoportuguesayoga.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=86&Itemid=180&lang=pt
http://www.federacaoportuguesayoga.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=86&Itemid=180&lang=pt
domingo, 22 de maio de 2016
Visita de Estudo ao Museu Etnográfico do Nordeste
No dia 18 de maio, a Biblioteca
Escolar da EBS do Nordeste, em parceria com a Câmara Municipal de Nordeste,
celebrou o Dia Internacional dos Museus, com a realização de uma Visita de
Estudo ao Museu Etnográfico do Nordeste, inaugurado em 1989, tendo a maioria
das turmas visitado o referido edifício, na companhia de docentes, no qual
tiveram a oportunidade de conhecer muitas das tradições dos seus antecessores,
ao observarem/ contemplarem os objetos tradicionais da vida agrícola, as telhas
antigas, uma cozinha tradicional, a olaria de Vila Franca do Campo, a loiça da
Lagoa, os trajes tradicionais, uma secção de arte sacra, uma sala de aula do
Estado Novo, o tear e trabalhos em linho, prestando, também, a devida atenção
aos múltiplos saberes que de modo prazeroso lhes foram transmitidos pela
Técnica Profissional de Turismo, Cláudia Dutra.
segunda-feira, 16 de maio de 2016
Dia da Europa
A
9 de maio, em todos os 28 países da União Europeia, celebra-se o Dia da Europa,
festejando-se a paz e a unidade do continente europeu.
A EBS do Nordeste comemorou esta
data com a atuação da Miniorquestra Grupo CD´ARCO, na qual participam os alunos
do Conservatório Carina Antunes, Débora Bettencourt, Ester Bettencourt, Isabel
Teixeira e Joana Antunes.
A esta orquestra associaram-se os
Clubes Europeu, Forte Musical, com a interpretação do Hino da Alegria (9.ª sinfonia de Ludwig van Beethoven) e de
Leitura, com a declamação da Lenda da Europa (turma 5.º C) e a leitura
expressiva do poema "O dos Castelos", de Fernando Pessoa (turma 5.º
B), e os alunos da turma 8.º B, recitando o poema "Liberté", de Paul Éluard, nas três línguas europeias lecionadas
na escola (português, Inglês e Francês) e a Biblioteca Escolar.
Foi um momento solene para celebrar
o facto de sermos parte integrante de um vasto continente, que se mantém
"unido na diversidade".
No corredor central do bloco C, foram expostos os trabalhos produzidos pelos
alunos, dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade, sob orientação dos docentes de
Geografia, relativos aos "28 Países da União Europeia", nos quais se
exibem as datas de adesão à União Europeia, de 1957 a 2013, as suas diferentes
características (com a construção de um Bilhete de Identidade referente a cada
país) e as principais atrações de cada um deles.
Poema: O dos Castelos
De Oriente a Ocidente jaz,
fitando,
E toldam-lhe românticos cabelos
Olhos gregos, lembrando.
O cotovelo esquerdo é recuado;
O direito é um ângulo disposto.
Aquele diz Itália onde é
pousado;
Este diz Inglaterra onde,
afastado,
A mão sustenta, em que se apoia
o rosto.
Fita, com olhar esfíngico e
fatal,
O Ocidente, futuro do passado.
O rosto com que fita é Portugal.
Dia da Matemática
Para assinalar o Dia da Matemática,
6 de maio, a Biblioteca Escolar organizou a exposição "TOP 10 dos Famosos Matemáticos" que se encontra na
escadaria do bloco C e apresenta, de forma biográfica, os grandes matemáticos
responsáveis por avanços científicos e descobertas notáveis, que modificaram a
humanidade, como a Lei da Gravitação Universal ou a Curva de Gauss.
Dia Mundial do Livro Infantil e dos Direitos de Autor
A Biblioteca Escolar fez novamente
questão de abrir as suas portas, tentando que os livros e os autores extravasassem
daquele espaço físico, "indo ao encontro" de toda a comunidade
educativa. Assim, a Sala de Convívio, ao longo da última semana do mês de abril
e a primeira de maio, acolheu uma grandiosa exposição, de dezanove quadros, de
escritores portugueses e estrangeiros, artisticamente representados pela turma
DOV, orientados pelos docentes Romeu Cruz, Ariana Quitério e Cândida
Figueiredo, levando-nos numa visita pelo universo da literatura.
Acrescente-se que, de nove a treze
de maio, esta exposição esteve patente no Centro de Saúde do Nordeste,
procurando, cada vez mais, aproximar a comunidade à escola.
No dia cinco de maio, a Sala de
Convívio também se transformou numa enorme passerelle,
onde desfilaram cerca de uma centena de alunos e alguns professores (os mais
corajosos), dando a conhecer os seus livros preferidos, caracterizados como as
personagens das próprias obras ou exibindo, somente, o elemento mais
significativo alusivo à história/ ao enredo, como por exemplo a rosa, para
representar o carismático Principezinho,
de Antoine de Saint-Exupéry, ou a barca do intemporal Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Dia da Mãe - 1 de maio de 2016 (domingo)
A origem deste dia remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de
Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do "Dia da Mãe"
eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua
homenagem tiveram início por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Em
Portugal, e atualmente, o "Dia da Mãe" celebra-se no primeiro domingo
de maio, (tendo já sido comemorado a 8 de dezembro) em veneração à Virgem
Maria, mãe de Cristo. É uma data em que se homenageiam todas as mães, servindo
para reforçar e demonstrar o amor dos filhos, que as presenteiam e surpreendem com
as mais diversas ofertas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e para
lhes agradecerem todo o zelo, empenho e dedicação.
Os
docentes do Departamento de Português, da EBS do Nordeste, festejaram com os
alunos "O Dia da Mãe", através da leitura, e respetiva exploração, do
poema "O Xaile de Minha Mãe", da autoria do Padre Dinis da Luz,
envolvendo-se, deste modo, todas as turmas desta Unidade Orgânica.
Feliz Dia da Mãe!
1.º de maio - Dia do Trabalhador
Este
pequeno filme de animação, divulgado pela Federação Nacional da
Educação (FNE), que poderá ser visualizado em www.tv.fne.pt,
constitui uma ferramenta fundamental para os alunos compreenderem a importância
deste dia e as razões que estão na base desta celebração.
O filme explicativo do primeiro de maio surge
no âmbito do Concurso da FNE "Era
uma Vez o 1.º de Maio", que conta este ano com mais uma edição.
Hasteamento da Bandeira Verde - 2016
Para
comemorar o "Dia Mundial da Terra", a EBS do Nordeste hasteou a
Bandeira Verde Eco-Escolas – galardão que muito se orgulha de receber, pelo
décimo ano consecutivo.
A
bandeira foi hasteada ao som do hino da Eco-Escolas e acompanhada por uma
largada de pombos-correios, imprimindo a este ato um simbolismo especial: transmitir
que, nesta Escola, somos amigos do ambiente, responsáveis pela proteção da rica
biodiversidade, que nos envolve, e protagonistas de comportamentos sustentáveis
no quotidiano, em casa, na escola e na comunidade.
Dia
Mundial da Terra
O "Dia Mundial da Terra" foi
criado pelo senador americano Gaylord Nelson, que, no dia 22 de abril de 1970,
convocou o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados
na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram neste protesto, em todos
os Estados Unidos da América (EUA).
Este dia visa sensibilizar
para a tomada de consciência dos recursos naturais da Terra, para a educação
ambiental e para a participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis
O desígnio principal é consciencializar os habitantes do planeta Terra da
importância e necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo, sendo,
atualmente, celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1
bilião de pessoas.
Gincana Literária - "O Cavaleiro da Dinamarca"
A 21 de abril, o Grupo Disciplinar
de Português, do 3.º Ciclo e Secundário, organizou uma "Gincana Literária"
relativa à obra O Cavaleiro da Dinamarca,
de Sophia de Mello Breyner Andresen, com os propósitos de valorizar a
literatura, desenvolver o gosto pela leitura e permitir aos alunos o contacto
saudável com os livros.
Ao longo da manhã, os alunos do 7.º
ano percorreram os diversos postos, realizando, com satisfação e entusiasmo, os
desafios propostos. Pareciam cavaleiros, não à procura da Palestina, mas, sim,
à procura de concretizarem todas as atividades, com correção, para que, no
final, fossem premiados e reconhecidos pelo mérito de conhecerem uma obra tão
emblemática como O Cavaleiro da Dinamarca.
Parabéns aos participantes! A
prestação de TODOS foi excelente!
Livro recomendado
pelo Plano Nacional de Leitura e pelas Metas Curriculares de Português, 7.º ano
de escolaridade.
A obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de
Mello Breyner Andresen, é uma narrativa infanto-juvenil que procura traçar o
percurso de um Cavaleiro dinamarquês que, deixando a sua família, enceta uma
peregrinação à Terra Santa. A narrativa conta-nos as peripécias dessa viagem,
bem como o seu regresso ao lar.
ü O Cavaleiro da Dinamarca, de
Sophia de Mello Breyner Andresen
Viva a Língua Portuguesa!
A 26 de março celebra-se o "Dia do Livro Português",
criado pela Sociedade Portuguesa de Autores, com o intuito de destacar a
importância do livro e da língua portuguesa. Esta data foi escolhida para
homenagear o livro português, pois a 26 de março de 1487 imprimiu-se o primeiro
livro em Portugal.
Para assinalar este dia, a
Biblioteca Escolar, de 4 a 12 de abril, organizou um conjunto de atividades que
procuraram envolver os alunos no universo dos livros e estimular a curiosidade
pelos saberes e pela leitura.
Assim, ao visitarem a BE, as
diversas turmas eram recebidas pelos acordes do tema “O Cheiro dos Livros”, do
grupo “Cabeças no ar”. A visualização e interpretação coletiva de duas
apresentações em powerpoint sobre os
“Direitos do Leitor” e o “Prazer de Ler” antecediam um momento lúdico e
entusiasmante de construção de puzzles das capas de alguns livros de autores
portugueses, como Chocolate à Chuva,
de Alice Viera; Auto da Feira, de Gil
Vicente; Poesias, Heterónimos, de
Fernando Pessoa, entre outros.
Foi uma semana diferente e especial
na BE, com o objetivo primordial de despertar o gosto pela leitura, uma vez
que, e citando Carlos Drummond de Andrade, “A
leitura é uma fonte de prazer inesgotável, mas, por incrível que pareça, a
quase totalidade das pessoas não sentem esta sede.”
Canção "O Cheiro dos Livros", dos Cabeça no Ar
Subscrever:
Mensagens (Atom)



