A
EBS do Nordeste transformou-se num espaço mais atrativo e acolhedor, com a construção
de esplendorosos murais, nas paredes exteriores da escola (recinto escolar),
alusivos ao universo escolar, pelos docentes de Educação Visual e Tecnológica,
Luís Rosa da Silva, Sílvia Preto e Teresa Ariana Quitério; de Artes Visuais,
Rosário Abreu, e de Educação Especial, Romeu Cruz, de modo a despertar a
comunidade educativa para as diferentes formas artísticas de promoção de
conhecimentos.
domingo, 31 de julho de 2016
Projeto Nacional Eco-Escolas 2016- "Desafio UHU/ Painel da Biodiversidade"
A EBS do Nordeste foi premiada com o 2º lugar,
no Projeto Nacional Eco-Escolas 2016- "Desafio UHU/ Painel da
Biodiversidade".
A nossa escola que assume,
claramente, o papel de formar jovens com sensibilidade para serem cidadãos ativos,
conscientes dos seus objetivos e protagonistas de comportamentos sustentáveis
no quotidiano, está de parabéns.
A
todos os alunos e docentes envolvidos no projeto, o nosso muito obrigada!
As
Coordenadoras do Programa Eco-Escolas na EBS Nordeste,
Lília
Bergantim e Lúcia Carreiro
quinta-feira, 7 de julho de 2016
Feira Empreendedora da EBS do Nordeste
Considerando a necessidade de se
estimular o empreendedorismo desde a mais tenra idade e das vantagens daí
decorrentes, o Clube do Empreendedorismo, em colaboração com a turma C, do 5º
ano, organizou e dinamizou a IV Feira Empreendedora da EBS do Nordeste, no dia
9 de junho, na Festa de Encerramento do Ano Letivo, contando com a presença de
toda a comunidade educativa.
A atividade foi o produto final do
trabalho em grupo, no qual os alunos pensaram e implementaram as suas ideias de
negócio em contexto real, vestindo, assim, a "pele" de jovens
empreendedores.
Desde a exposição de trabalhos de
artesanato às rifas, passando pelos jogos e pela promoção das ideias
empreendedoras apresentadas no Concurso IdeiAçores, os pequenos empreendedores
mostraram, de uma forma lúdica e motivadora todo o trabalho desenvolvido ao
longo do ano letivo.
Registe-se o elevado grau de
envolvimento dos Encarregados de Educação, nomeadamente do Rancho Folclórico da
Lomba da Fazenda, constituído, na sua maioria, por Encarregados de Educação e
alunos desta Unidade Orgânica, que ofereceram ao Clube do Empreendedorismo uma
excelente atuação no desfecho da Festa de Encerramento do Ano Letivo.
"Ilhas Britânicas"
Curiosidades sobre as "Ilhas Britânicas":
Comemoração do Dia Mundial do Teatro
A
docente de Educação Especial, Cidália Oliveira, e os alunos com Necessidades
Educativas Especiais da EB1/JI Manuel Inácio de Melo, Salga, comemoraram o Dia
Mundial do Teatro, abordando a Lenda de São Martinho, a qual se perpetuou no
tempo, devido, em grande parte, à sua moral da história, ou seja, à sua
memorável mensagem de lição de vida: fazer boas ações para sermos, futuramente,
recompensados.
Para o estudo da referida lenda,
efetuaram, em primeiro lugar, a análise de diferentes versões (tipos/ formas de
texto: prosa, verso e Banda Desenhada); em segundo, dramatizaram-na e, por fim,
realizaram um Teatro de Sombras acerca da mesma.
O trabalho executado foi bastante
positivo, na medida em que os discentes se envolveram, diretamente, com a comunidade
escolar, ao produzirem um convite
(sensibilização à função de um convite), dirigido às assistentes operacionais,
aos docentes e aos colegas, convidando-os a participar nas suas atividades, e
ao se exporem à "plateia", provando, deste modo, aos presentes de que
são capazes de ter sucesso na transmissão das informações pretendidas.
Todos eles surpreenderam o público,
no momento da leitura e na representação da lenda, demonstrando uma postura
confiante e desinibida.
Pretendeu-se, deste modo, que
através da Educação Literária, prescrita para os anos de escolaridade/ grupos
de apoio em que os alunos estão integrados, este dia fosse comemorado de forma
transversal, isto é, em consenso com as Metas Curriculares de Português, do 1.º
Ciclo.segunda-feira, 20 de junho de 2016
Aula Aberta – “Vida e Obra do Pintor Carlos Carreiro”
No
âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, as docentes Ariana
Quitério e Sílvia Preto organizaram e participaram, no dia 7 de junho de 2016,
numa atividade formativa intitulada: “Aula
Aberta – Vida e Obra do Pintor Carlos Carreiro”, que decorreu no Anfiteatro
da Escola Básica e Secundária do Nordeste, com a presença de vários alunos (do
segundo ciclo do ensino básico, turmas DOV e OPII) e professores acompanhantes,
sendo esta proferida pela docente de Educação Visual e Tecnológica, Ana Bela Silva,
da Escola Básica da Lagoa.
A
referida aula constou, numa primeira fase, na explicação da obra pictórica do
artista micaelense e, numa segunda fase, na construção de puzzles, por parte
dos alunos, de um painel de pintura (políptico), que se encontra representado
no Salão Plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta,
ilha do Faial.
Realça-se
que a atividade foi apoiada/ reconhecida pelo Conselho Executivo da Escola
Básica e Secundária do Nordeste.
Carlos Carreiro nasceu em Ponta Delgada, São
Miguel, Açores, no ano de 1946. Desenvolveu uma carreira de pintor, com muitas
exposições particulares e coletivas, a par da atividade docente (Professor
Associado, aposentado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto).
Dos inúmeros prémios honrosos que
lhe foram atribuídos, destaca-se, em 2006, o agraciamento com a
"Condecoração do Grande Oficial da Ordem de Mérito", pelo Presidente
da República Portuguesa.
Imagem retirada do site:
http://gp-sarrabiscos.blogspot.pt/2012_01_01_archive.html
“A
minha pintura ou se gosta muito ou se detesta, não é fácil nem é feita para
suavemente entrar nas salas e condizer com os tons monocromáticos dos sofás e
dos cortinados, é mesmo para chatear, até no recurso que faço do Kitsch”.
Carlos
Carreiro
segunda-feira, 6 de junho de 2016
Yoga e leitura
No dia 19 de maio, o Clube de
Leitura "Palavras Vivas" da EBS do Nordeste teve o prazer de receber
uma visita muito especial, a Sónia Jacinto, professora de yoga, da Sunshine Yoga Baby e Kids Açores.
A sessão aliou os exercícios de yoga
à leitura do livro O leão que Perdeu a Juba,
de Cláudia Pinto Praça. Assim, acompanhando a busca incessante dos amigos da
floresta de uma juba para o leão, os alunos reproduziram as posturas de animais
e outras formas da natureza de uma maneira divertida e equilibrada.
Esta atividade foi uma oportunidade
dos membros do Clube partilharem uma vivência, interagirem através do seu
próprio corpo, poderem observar-se com calma e aprenderem juntos, para além de
experienciarem novas formas de sentir e de relaxar a partir dos princípios do
yoga.
Em suma, aprenderam a respirar
melhor, a concentrar-se e a gerir a sua energia corretamente.
Foi uma tarde magnífica e relaxante!
Professora
Sónia Jacinto, muito obrigada e será, sempre, muito bem vinda à nossa escola!
ü Vídeo
de apresentação do livro do livro O Leão
que Perdeu a Juba, de Cláudia Pinto Praça
ü Facebook
de Sónia Jacinto:
ü
Federação
Portuguesa de yoga (yoga para crianças).
http://www.federacaoportuguesayoga.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=86&Itemid=180&lang=pt
http://www.federacaoportuguesayoga.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=86&Itemid=180&lang=pt
domingo, 22 de maio de 2016
Visita de Estudo ao Museu Etnográfico do Nordeste
No dia 18 de maio, a Biblioteca
Escolar da EBS do Nordeste, em parceria com a Câmara Municipal de Nordeste,
celebrou o Dia Internacional dos Museus, com a realização de uma Visita de
Estudo ao Museu Etnográfico do Nordeste, inaugurado em 1989, tendo a maioria
das turmas visitado o referido edifício, na companhia de docentes, no qual
tiveram a oportunidade de conhecer muitas das tradições dos seus antecessores,
ao observarem/ contemplarem os objetos tradicionais da vida agrícola, as telhas
antigas, uma cozinha tradicional, a olaria de Vila Franca do Campo, a loiça da
Lagoa, os trajes tradicionais, uma secção de arte sacra, uma sala de aula do
Estado Novo, o tear e trabalhos em linho, prestando, também, a devida atenção
aos múltiplos saberes que de modo prazeroso lhes foram transmitidos pela
Técnica Profissional de Turismo, Cláudia Dutra.
segunda-feira, 16 de maio de 2016
Dia da Europa
A
9 de maio, em todos os 28 países da União Europeia, celebra-se o Dia da Europa,
festejando-se a paz e a unidade do continente europeu.
A EBS do Nordeste comemorou esta
data com a atuação da Miniorquestra Grupo CD´ARCO, na qual participam os alunos
do Conservatório Carina Antunes, Débora Bettencourt, Ester Bettencourt, Isabel
Teixeira e Joana Antunes.
A esta orquestra associaram-se os
Clubes Europeu, Forte Musical, com a interpretação do Hino da Alegria (9.ª sinfonia de Ludwig van Beethoven) e de
Leitura, com a declamação da Lenda da Europa (turma 5.º C) e a leitura
expressiva do poema "O dos Castelos", de Fernando Pessoa (turma 5.º
B), e os alunos da turma 8.º B, recitando o poema "Liberté", de Paul Éluard, nas três línguas europeias lecionadas
na escola (português, Inglês e Francês) e a Biblioteca Escolar.
Foi um momento solene para celebrar
o facto de sermos parte integrante de um vasto continente, que se mantém
"unido na diversidade".
No corredor central do bloco C, foram expostos os trabalhos produzidos pelos
alunos, dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade, sob orientação dos docentes de
Geografia, relativos aos "28 Países da União Europeia", nos quais se
exibem as datas de adesão à União Europeia, de 1957 a 2013, as suas diferentes
características (com a construção de um Bilhete de Identidade referente a cada
país) e as principais atrações de cada um deles.
Poema: O dos Castelos
De Oriente a Ocidente jaz,
fitando,
E toldam-lhe românticos cabelos
Olhos gregos, lembrando.
O cotovelo esquerdo é recuado;
O direito é um ângulo disposto.
Aquele diz Itália onde é
pousado;
Este diz Inglaterra onde,
afastado,
A mão sustenta, em que se apoia
o rosto.
Fita, com olhar esfíngico e
fatal,
O Ocidente, futuro do passado.
O rosto com que fita é Portugal.
Dia da Matemática
Para assinalar o Dia da Matemática,
6 de maio, a Biblioteca Escolar organizou a exposição "TOP 10 dos Famosos Matemáticos" que se encontra na
escadaria do bloco C e apresenta, de forma biográfica, os grandes matemáticos
responsáveis por avanços científicos e descobertas notáveis, que modificaram a
humanidade, como a Lei da Gravitação Universal ou a Curva de Gauss.
Dia Mundial do Livro Infantil e dos Direitos de Autor
A Biblioteca Escolar fez novamente
questão de abrir as suas portas, tentando que os livros e os autores extravasassem
daquele espaço físico, "indo ao encontro" de toda a comunidade
educativa. Assim, a Sala de Convívio, ao longo da última semana do mês de abril
e a primeira de maio, acolheu uma grandiosa exposição, de dezanove quadros, de
escritores portugueses e estrangeiros, artisticamente representados pela turma
DOV, orientados pelos docentes Romeu Cruz, Ariana Quitério e Cândida
Figueiredo, levando-nos numa visita pelo universo da literatura.
Acrescente-se que, de nove a treze
de maio, esta exposição esteve patente no Centro de Saúde do Nordeste,
procurando, cada vez mais, aproximar a comunidade à escola.
No dia cinco de maio, a Sala de
Convívio também se transformou numa enorme passerelle,
onde desfilaram cerca de uma centena de alunos e alguns professores (os mais
corajosos), dando a conhecer os seus livros preferidos, caracterizados como as
personagens das próprias obras ou exibindo, somente, o elemento mais
significativo alusivo à história/ ao enredo, como por exemplo a rosa, para
representar o carismático Principezinho,
de Antoine de Saint-Exupéry, ou a barca do intemporal Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Dia da Mãe - 1 de maio de 2016 (domingo)
A origem deste dia remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de
Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do "Dia da Mãe"
eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua
homenagem tiveram início por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Em
Portugal, e atualmente, o "Dia da Mãe" celebra-se no primeiro domingo
de maio, (tendo já sido comemorado a 8 de dezembro) em veneração à Virgem
Maria, mãe de Cristo. É uma data em que se homenageiam todas as mães, servindo
para reforçar e demonstrar o amor dos filhos, que as presenteiam e surpreendem com
as mais diversas ofertas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e para
lhes agradecerem todo o zelo, empenho e dedicação.
Os
docentes do Departamento de Português, da EBS do Nordeste, festejaram com os
alunos "O Dia da Mãe", através da leitura, e respetiva exploração, do
poema "O Xaile de Minha Mãe", da autoria do Padre Dinis da Luz,
envolvendo-se, deste modo, todas as turmas desta Unidade Orgânica.
Feliz Dia da Mãe!
1.º de maio - Dia do Trabalhador
Este
pequeno filme de animação, divulgado pela Federação Nacional da
Educação (FNE), que poderá ser visualizado em www.tv.fne.pt,
constitui uma ferramenta fundamental para os alunos compreenderem a importância
deste dia e as razões que estão na base desta celebração.
O filme explicativo do primeiro de maio surge
no âmbito do Concurso da FNE "Era
uma Vez o 1.º de Maio", que conta este ano com mais uma edição.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




