O Clube do Empreendedorismo,
o Projeto Eco-escolas e a Biblioteca Escolar anunciam os vencedores
do concurso do mealheiro, aproveitando para agradecer a todos os alunos
participantes e respetivos professores, pessoal não docente, professora Maria
de Jesus Braga, Professor Nuno Amaral e Eduardo Melo, na qualidade de membros
do júri.
Serão atribuídos 3 prémios: um para
o vencedor de 1º ciclo, um para o vencedor de 2º ciclo e um para o vencedor da
votação on line, mas que só serão entregues a 28 de novembro, data que marca o
aniversário da nossa escola.
Vencedor do 1.º Ciclo - EB1/JI do Nordeste - Vasco Cabral e António Lourenço
Vencedor do 2. º Ciclo - Marisa Soares, 6.º C
Vencedor da votação online - Rodrigo Quitério, 5.º B
A
Biblioteca Escolar em trabalho colaborativo com os vários departamentos
curriculares, Conselho Executivo, PES e Gabinete contra a Violência Escolar, no
âmbito do ProSucesso considerou que melhor forma haveria de acolher os novos
alunos na sua Unidade Orgânica do que os fazer correr e ler? O peddy paper Go and Grab a Book permitiu
aos novos alunos, apadrinhados e amadrinhados por alunos dos 7ºs anos (A e C),
conhecer a escola e, em especial, a sua Biblioteca Escolar levando já consigo
uma excelente companhia: um livro cuidadosamente selecionado.
A todos, o obrigado da equipa da
Biblioteca Escolar e os votos de um excelente ano cheio de leituras!
A
EBS do Nordeste transformou-se num espaço mais atrativo e acolhedor, com a construção
de esplendorosos murais, nas paredes exteriores da escola (recinto escolar),
alusivos ao universo escolar, pelos docentes de Educação Visual e Tecnológica,
Luís Rosa da Silva, Sílvia Preto e Teresa Ariana Quitério; de Artes Visuais,
Rosário Abreu, e de Educação Especial, Romeu Cruz, de modo a despertar a
comunidade educativa para as diferentes formas artísticas de promoção de
conhecimentos.
A EBS do Nordeste foi premiada com o 2º lugar,
no Projeto Nacional Eco-Escolas 2016- "Desafio UHU/ Painel da
Biodiversidade".
A nossa escola que assume,
claramente, o papel de formar jovens com sensibilidade para serem cidadãos ativos,
conscientes dos seus objetivos e protagonistas de comportamentos sustentáveis
no quotidiano, está de parabéns.
A
todos os alunos e docentes envolvidos no projeto, o nosso muito obrigada!
As
Coordenadoras do Programa Eco-Escolas na EBS Nordeste,
Considerando a necessidade de se
estimular o empreendedorismo desde a mais tenra idade e das vantagens daí
decorrentes, o Clube do Empreendedorismo, em colaboração com a turma C, do 5º
ano, organizou e dinamizou a IV Feira Empreendedora da EBS do Nordeste, no dia
9 de junho, na Festa de Encerramento do Ano Letivo, contando com a presença de
toda a comunidade educativa.
A atividade foi o produto final do
trabalho em grupo, no qual os alunos pensaram e implementaram as suas ideias de
negócio em contexto real, vestindo, assim, a "pele" de jovens
empreendedores.
Desde a exposição de trabalhos de
artesanato às rifas, passando pelos jogos e pela promoção das ideias
empreendedoras apresentadas no Concurso IdeiAçores, os pequenos empreendedores
mostraram, de uma forma lúdica e motivadora todo o trabalho desenvolvido ao
longo do ano letivo.
Registe-se o elevado grau de
envolvimento dos Encarregados de Educação, nomeadamente do Rancho Folclórico da
Lomba da Fazenda, constituído, na sua maioria, por Encarregados de Educação e
alunos desta Unidade Orgânica, que ofereceram ao Clube do Empreendedorismo uma
excelente atuação no desfecho da Festa de Encerramento do Ano Letivo.
Na
área curricular disciplinar de Inglês, e com o principal proprósito de dar a
conhecer aspetos da cultura inglesa, díspares das restantes culturas, os alunos,
sob a orientação dos docente de Inglês, dos 2.º e 3.º ciclos elaboraram, no
decurso do terceiro período, cartazes alusivos ao tema "Ilhas Britânicas", Grã-Bretanha(Escócia,
Inglaterra e País de Gales) e Ilha
da Irlanda (Irlanda do Norte e República da Irlanda), que foram
apresentados, em contexto de sala de aula, e fizeram parte integrante da
exposição relativa aos trabalhos produzidos pelos discentes, uma das atividades
incluídas na Festa de Encerramento do Ano Letivo.
A
docente de Educação Especial, Cidália Oliveira, e os alunos com Necessidades
Educativas Especiais da EB1/JI Manuel Inácio de Melo, Salga, comemoraram o Dia
Mundial do Teatro, abordando a Lenda de São Martinho, a qual se perpetuou no
tempo, devido, em grande parte, à sua moral da história, ou seja, à sua
memorável mensagem de lição de vida: fazer boas ações para sermos, futuramente,
recompensados.
Para o estudo da referida lenda,
efetuaram, em primeiro lugar, a análise de diferentes versões (tipos/ formas de
texto: prosa, verso e Banda Desenhada); em segundo, dramatizaram-na e, por fim,
realizaram um Teatro de Sombras acerca da mesma.
O trabalho executado foi bastante
positivo, na medida em que os discentes se envolveram, diretamente, com a comunidade
escolar, ao produzirem um convite
(sensibilização à função de um convite), dirigido às assistentes operacionais,
aos docentes e aos colegas, convidando-os a participar nas suas atividades, e
ao se exporem à "plateia", provando, deste modo, aos presentes de que
são capazes de ter sucesso na transmissão das informações pretendidas.
Todos eles surpreenderam o público,
no momento da leitura e na representação da lenda, demonstrando uma postura
confiante e desinibida.
Pretendeu-se, deste modo, que
através da Educação Literária, prescrita para os anos de escolaridade/ grupos
de apoio em que os alunos estão integrados, este dia fosse comemorado de forma
transversal, isto é, em consenso com as Metas Curriculares de Português, do 1.º
Ciclo.