segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Ler Verde

Terminamos, esta quinta, a nossa primeira fase do projeto da Bilioteca Escolar do Nordeste «Ler Verde» com o Zeca Cagarro na EB1/JI da Achadinha. Agradecemos à professora Lídia, aos meninos de 1.º e 4.º anos de escolaridade, assim como aos técnicos do Centro Ambiental do Priolo, SPEA, por nos terem acompanhado.
Regressaremos no 2º período com outras propostas literárias.  


terça-feira, 7 de novembro de 2017

Caminhos da História - Porto Canal


José Hermano Saraiva é insubstituível...mas deixou o seu legado ao Porto Canal. Nos «Caminhos com História» percorremos o país de uma forma muito tranquila e elucidativa.




Visita guiada - RTP2


Porque a História está sempre presente no nosso quotidiano e não tem de ser necessariamente aborrecida, Paula Moura Pinheiro, traz-nos um programa de excelência acerca da História do nosso país, muita dela desconhecida. «Visita Guiada», este é o nome do programa.

Visita Guiada ao Museu de Lamego - Rei Édipo




Visita Guiada aos Muçulmanos do Al Andalus Castelo e Poço Cisterna de Silves





Bibliopaper da BE - O Gigante Egoísta

Já se apurou a equipa vencedora do I Bibliopaper da BE - O Gigante Egoísta da turma 5C. 
Agradecemos aos alunos por terem participado e aos colegas por terem cooperado.




Concurso Leitor do Mês de Outubro

Vencedoras do mês de Outubro do concurso Leitor do Mês- Laura Fernandes e Luanda Raposo, 5.º


C.

Projeto Ler verde

    E continuamos na boa companhia da equipa do SPEA a estimular a consciência ambiental à volta do livro Zeca Cagarro. Hoje fomos à Salga e estivemos na grande companhia dos alunos do 1.º e º 4.º anos de escolaridade e do professor Romeu.
    Milhões de agradecimentos!







Feira de jogos

Para anteciparmos o Natal, a Biblioteca Escolar do Nordeste, este ano, dinamizará em parceria com o Clube do Empreendedorismo e com a Eudactica, uma feira de jogos. Com preços apelativos, esperamos a vossa visita entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro. 
Uma boa prenda de Natal para a família!


domingo, 5 de novembro de 2017

Projeto LerVerde

E nós continuamos com o nosso projeto LerVerde em parceria com a SPEA, em Nordeste, na EBJI/1 da Algarvia. Milhões de obrigados ao Ricardo e aos meninos de 1º e 4ºs  anos de escolaridade.







Dia da Poupança

E aqui vai mais uma...o excelente contributo do Clube do Empreendedorismo para assinalar o Dia da Poupança com a adaptação do conto «A galinha dos ovos de ouro». A biblioteca agradece à  Lília Bergantim, aos membros do clube e ao nosso público, em particular ao ATL que nos brindou com a sua visita.


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Vídeos pedagógicos



   É sabido que a História pode ser monótona, daí a importância de a sabermos apresentar aos nossos alunos.
   Quem resiste a um romance que desafia a autoridade e o tempo?
   Quem resiste a uma rainha, «rosa de Aragão» que punha a caridade e amor pelo próximo acima de tudo?
   Quem resiste a uma música que nos faz dançar ao som da História de Portugal?
Espreitem os nossos vídeos, nos recursos educativos.

Romance Pedro e Inês


         Retirado do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Po4awbIb8Ws

Lenda da Rainha Santa Isabel



                                          Retirado do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=TPPVW8bVDTs

História de Portugal


                                               Retirado do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ppScBoz9854


terça-feira, 24 de outubro de 2017

Dia Municipal da Igualdade

   Hoje o nosso dia começou assim na escola sem preconceitos e com boa disposição para assinalar o Dia Municipal da Igualdade.
   À professora Maria de Jesus Braga com os seus alunos de 9º ano, o grande obrigado da Biblioteca Escolar, em nome da igualdade entre todos.



Receção aos alunos

   Para dar as boas-vindas aos novos alunos de 5º ano, a equipa da Biblioteca Escolar em parceria com o Conselho de Diretores de Turma, Departamento de Educação Física e Musical, Equipa do ProSucesso, PES e Conselho Executivo preparou uma atividade diferente...Para soltar a ansiedade, nada melhor do que ir para o ar livre e jogar ao lencinho, depois de se ouvir um dos contos do projeto da RRBE «Ler é Saudável».
  O nosso agradecimento a todos, em particular ao professor Óscar Carreiro, sempre disponível, para o desporto e para a Biblioteca.



Sessões do Utilizador

    O mês de outubro é consagrado às Bibliotecas Escolares. A nossa considerou que nada melhor do que uma brincadeira séria para perceber o funcionamento da Biblioteca Escolar do Nordeste. A equipa da BE em articulação com o Conselho de Diretores de Turma, preparou uma «Sessão do Utilizador» e um Bibliopaper para os nossos novos alunos.
   Aos Diretores de Turma, às nossas assistentes operacionais e aos meninos do 5.º ano, um super obrigado!