Clube de Leitura "Palavras Vivas" e Hora do Conto "Há Roda de Livros"


ANO LETIVO 2016/2017

Festa de Natal










Cube de leitura na dinamização do conto de Natal «O Natal das bruxas» na EB1/JI da Algarvia. 







Clube de leitura foi levar um pouco da magia e humor de Natal com o conto «O Natal das bruxas» ao 4º ano da EB1/JI. Agradecemos aos meninos e à professora Nélia.







O Clube de Leitura iniciou, hoje, na EB1/JI da Fazenda a dinamização da nossa atividade de Natal com o conto «O Natal das Bruxas». 
Com a atividade de pré leitura (baú da confusão dos contos), leitura e pós leitura (bingo) levamos o conto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada à turma de 4º ano. Os maravilhosos adereços são da autoria da professora Graça, de E.V.T.
Até dia 14 de dezembro percorreremos as restantes escolas de 1º ciclo do concelho em que os membros do Clube de Leitura regressarão às suas escolas de origem para promover o gosto e o prazer pela/da leitura.



        O departamento de línguas estrangeiras dinamizou com a biblioteca escolar uma atividade de Halloween para o clube de leitura. Disponibilizaram-se no blogue da biblioteca escolar um conjunto de contos para assinalar a data e a docente Margarida Carreiro, a quem muito agradecemos, presenteou-nos com a dinamização da leitura de um destes contos devidamente fantasiada e com a biblioteca preenchida de adereços.



 



A avozinha gangster

Ben, uma criança de 11 anos, é literalmente despejada todas as sextas-feiras pelos pais para a casa da avó. São um típico casal britânico que adoram sair à noite e têm uma obsessão por qualquer coisa: neste caso, as danças de salão. Para ver o seu ídolo dançar o quickstep, a valsa, o tango, o foxtrot e o chá-chá-chá, são capazes de deixar tudo, até o seu único filho. O seu sonho é que este venha a ser um campeão de danças de salão, mas ele é louco por torneiras e tubos, a sua leitura preferida é a revista "Semanário de Canalização" e só sonha em vir a ser canalizador. A avó é uma típica avozinha: usa vestidos antiquados, tem dentadura postiça, cheira mal, esquece-se das coisas e adora couves, coisa que Ben detesta. Mas um dia Ben descobre por acaso uma lata cheia de anéis, pulseiras, brincos, colares e todo o tipo de joias, escondida na cozinha da avó. Deste episódio nasce a história rocambolesca do passado espantoso da velhinha como ladra de joias desde a sua juventude até ao presente. Segundo contou em segredo ao seu neto, ela roubou as joias mais valiosas que havia no mundo, mas só por prazer e estavam todas naquela lata. Só tinha um desgosto: faltava-lhe roubar as Joias da Coroa Britânica. Mas essas estavam tão bem guardadas que era impossível deitar-lhes a mão. Ben começa então a arquitetar um plano: ajudar a avó a roubar as Joias da Coroa. O desenvolvimento desta ideia vai mudar completamente a vida desta família, tanto o relacionamento de Ben com a avó, como deste com os pais.
Avozinha Gângster é um livro muito engraçado, com humor a rodos, piadas aparentemente estúpidas, mas cheias de segundas intenções, bem ao jeito dos comediantes britânicos.








     
ANO LETIVO 2015/2016


À descoberta de novos SABERES

            No terceiro período, na Hora do Conto "Há Roda de Livros", os membros do Clube de Leitura "Palavras Vivas" leram e exploraram o livro Orelhas de Borboleta, de Luisa Aguilar, cantaram canções tradicionais portuguesas; ouviram dois contos em Língua Inglesa (Three Little Pigs e The Hare and the Tortoise), lidos, de modo muito expressivo, pela docente/ Encarregada de Educação Patrícia Medeiros, realizando, igualmente, diferentes jogos didáticos para a aprendizagem do inglês; participaram na sessão "Yoga e Leitura" (página inicial) e na celebração do Dia Mundial da Criança.


                          
       Sinopse:

            "Ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo... até a mais insignificante característica pode ser motivo de troça entre as crianças. Por isso é necessário um livro que demonstre a todas elas, não só àquelas que fazem como também àquelas que recebem algum comentário depreciativo, que esse tipo de comportamento é reprovável.
            E sobretudo para aquelas que são apontadas pelas outras, a mensagem que este conto lhes transmite é que encarem de forma positiva aquilo que para as outras é motivo de troça. Porque se devem valorizar as características que nos diferenciam dos outros para que possamos ser distinguidos como seres especiais e únicos. Porque reconhecer e reivindicar a diferença nos fortalece, levando-nos à aceitação de quem somos e ao reforço da nossa personalidade. E esse é o primeiro passo para aprendermos a rir de nós próprios...
            Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto, singelo e pleno de força literária, que transporta o leitor para um mundo de formas e cores, emoções e sentimentos. A figura materna destaca-se como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da mãe: aquilo que para essas crianças é um defeito, para Mara é uma vantagem de que elas carecem."




Clique para aceder ao livro:


























Como é maravilhoso ser criança!

            A 3 de junho, no Clube de Leitura "Palavras Vivas", comemorou-se o Dia Mundial da Criança com a realização de um piquenique num aprazível espaço verde, a uma curta distância da escola, tendo os membros do Clube se deliciado com diversas guloseimas, oferecidas pela docente responsável do Clube, e extravasado as suas energias, divertindo-se, intensamente, uns com os outros.

            "O sorriso de uma criança tem poder de alegrar corações, pois ele é puro, verdadeiro e sincero."


            "O Dia Mundial da Criança teve a génese no pós-guerra, num mundo flagelado, em termos sociais e humanitários, que quis defender as crianças dessa destruição. Por iniciativa da Federação Democrática Internacional das Mulheres, nasce a celebração. Porém, mais de meio século depois, há princípios por cumprir.
            "A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes".  É um dos princípios estabelecidos na Declaração dos Direitos da Criança, proclamada por Resolução da Assembleia Geral de 20 de Novembro de 1959 da Unicef. E uma das provas de que a Declaração Universal continua por cumprir, mais de 50 anos depois de ter sido criada.
            O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças, em celebração da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança. No entanto, a data efetiva de comemoração estabelecida em quase todo o mundo é 1 de junho, uma vez que maio homenageia Maria, mãe de Jesus.
            Neste dia 1 de junho, em 1945, na II Guerra Mundial, os Aliados bombardeiam Osaka, a segunda cidade do Japão, arrasada com 6110 toneladas de explosivos lançados por bombardeios B-29, no mesmo ano em que a mesma cidade fora destruída, por idêntico ataque, três meses antes. E foi precisamente este conflito mundial que esteve na origem da celebração do Dia Mundial da Criança. Após esta guerra, com a Europa destruída, um grupo de países da Organização das Nações Unidas começa a reconstrução social e humanitária, com a criação de instituições como a Unicef, de proteção das crianças. Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs à ONU a definição de um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Era a génese do Dia Mundial da Criança, que começou a ser celebrado em 1950."

         Retirado do site: http://www.agostinhoneto.org/index.php?option=com_content&id=1047:1-de-junho-qdia-mundial-da-criancaq







Ler e Conviver!
No segundo período,  na Hora do Conto "Há Roda de Livros", leram-se diversos livros: O Limpa-palavras e outros poemas, de Álvaro Magalhães; O Pássaro da Cabeça e mais versos para crianças, de Manuel António Pina, O Primeiro Livro de Poesia, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda, recomendados pelas Metas Curriculares de Português.
Nestas sessões de leitura, onde se criaram momentos agradabilíssimos de convívio entre todos os participantes, transbordando no olhar sorrisos de satisfação e felicidade, colaboraram os membros do Clube, a docente Manuela Correia, uma aluna da Escola do 1.º Ciclo de Santa Rita (Lousã- distrito de Coimbra), Natacha Gutbub (que se encontrava, com os seus familiares, a passar férias no Nordeste), o Rodrigo Furtado e o Sérgio Pimentel, estagiários da Câmara Municipal de Nordeste, que nos presentearam com a interpretação de alguns temas musicais e que nos encantaram.

Clique nas imagens abaixo indicadas.


























Declamação do poema “Asas de Natal”



Para encerrar o primeiro período letivo, e na Festa de Natal, o Clube de Leitura "Palavras Vivas" declamou o poema “Asas de Natal”, da autoria do Pe. Dinis da Luz, ilustre poeta nordestense.

Todos os membros do Clube ostentavam umas delicadas asas brancas, conferindo ao Espetáculo um ar etéreo e natalício, acompanhado pela doce melodia do trompete da funcionária da papelaria, Cristina Melo, que se aliou ao Clube em tão elegante atividade.

Asas de Natal


Asas, num alvoroço de mensagem,
Abrem-se aos pares, brancas e macias,
Bandeiras e sinais de sonho e viagem
À flor da noite, aceno às profecias.

Fecho os olhos ao sonho, mas consigo
Mágoa sem mágoa de um Natal ausente,
Abro os olhos à esperança e logo digo:
- Se ficasse Natal eternamente...

Faz frio... Tenho medo de sonhar.
Faz frio... Tenho medo de ter mágoa.
Tenho medo do medo de chorar
E tenho os olhos rasos de água.

Olho o Menino, cujo olhar me aquece.
O coração lhe dou e as mãos lhe ponho.
- Natal, de olhos abertos como a prece,
Natal de olhos fechados como o sonho.
                                                                                                                                                                 
 Autor: Padre Dinis da Luz






Com os livros aprender o que eles têm para ensinar...


          No primeiro período, na Hora do Conto "Há Roda de Livros", e tendo por tema "Com os livros aprender o que eles têm para ensinar!", procedeu-se à leitura expressiva e análise de várias obras: Contos e Lendas de Portugal e do Mundo (que consta do documento Metas Curriculares de Português do Ensino Básico - Educação Literária), adaptação e reconto de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete; O Livro das Adivinhas, de António Mota; 1000 Piadas Irresistíveis, de Geronimo Stilton; Onda, livro-imagem, de Suzy Lee (Plano Nacional de Leitura), Histórias de Natal, de Stéphanie Alastra, e O Livro de Natal, de José Jorge Letria (PNL).

Nestes excelentes momentos de leitura e de convívio, participaram os membros do Clube de Leitura, na totalidade 16 alunos (cinco do 5.º B e onze do 5.º C), a docente Manuela Correia, a Assistente Técnica, responsável pela Biblioteca Municipal de Nordeste, Ana Medeiros, a Encarregada de Educação/ Assistente Técnica da EBS do Nordeste, Cristina Araújo, a vendedora de papelaria da EBS do Nordeste, Cristina Melo, e o Presidente do Conselho Executivo, Nuno Amaral.


Clique na imagem do livro Contos e Lendas de Portugal e do Mundo

(Podes lê-lo e ouvir ler)




Clique na imagem do livro Onda. Vai deliciar-se com a animação.





















  ANO LETIVO 2014/2015



Leitura expressiva de obras

Um Lugar Chamado Açores
Luna e as Ilhas Fantásticas dos Açores

       
         
          No Clube de Leitura “Palavras Vivas”, na Hora do Conto “Há Roda de Livros”, também se valorizou a língua de escolarização, com a leitura expressiva, e respetiva exploração, das obras Um Lugar Chamado Açores, Descobrimento e Povoamento, de Alexandra Castela e Elsa Gouveia, e Luna e as Ilhas Fantásticas dos Açores, de Susana Teles Margarido, pelas Encarregadas de Educação, Fátima Furtado e Graça Oliveira, e pelos discentes.






“Les Fées Racontent” - Hansel et Gretel


Seis discentes da turma do 9.º A, Carolina Costa, Carolina Melo, Luís Costa, Sara Teixeira, Tomás Matos e Tomé Raposo, participaram na Hora do Conto “Há Roda de Livros” com a leitura expressiva, acompanhada da projeção de imagens muito apelativas, do conto “Hansel et Gretel”, motivando os membros do Clube para a aprendizagem da língua estrangeira, neste caso o francês, envolvendo-os, em simultâneo, num “Universo de Magia”.
A docente da área curricular disciplinar de Francês, Sandra Branco, colaborou com os referidos discentes na preparação da atividade mencionada.











 “Viajando num Mundo Imaginário”

Comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

No dia 23 de abril, na EBS do Nordeste, as personagens dos livros infantis, que fazem parte do nosso imaginário, saíram dos contos maravilhosos e saltaram das estantes da Biblioteca ansiosos por conhecerem a escola e divulgarem excertos de narrativas intemporais.
Assim, toda a comunidade educativa pôde conviver e LER com o Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau, a Branca de Neve, a Cinderela e o seu Príncipe, o Peter Pan, o Gato das Botas, a Fada Oriana e o Pinóquio.
Foi um dia muito especial, pois no olhar deslumbrado dos diversos elementos da escola os membros do Clube de Leitura observaram o prazer e a nostalgia das histórias de ontem, de hoje e, quiçá, de amanhã.








 “A POESIA vai ao teu encontro”

No dia 20 de março, e para comemoração do Dia Mundial da Poesia, realizou-se a atividade “A POESIA vai ao teu encontro”, tendo a docente responsável pelo Clube de Leitura “Palavras Vivas” e seis membros do referido Clube circulado pelas turmas da EBS do Nordeste e em diversos espaços comuns da escola (Biblioteca, Conselho Executivo, Secretaria e Sala dos Professores), a fim de procederem à declamação de poemas de autores açorianos, com os objetivos de desenvolver o gosto pela poesia e pela arte de a dizer, divulgar poetas/ autores açorianos, sensibilizar os alunos para questões de ordem cultural e promover a Biblioteca Escolar junto da comunidade escolar.







Clube de Leitura “Palavras Vivas” - 2.º Período

Atividade: Hora do Conto “Há Roda de Livros” 

            No decurso do segundo período, na Hora do Conto “Há Roda de Livros” executaram-se as seguintes atividades: leitura expressiva e dialogada das obras Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, Contos de Grimm, dos Irmãos Grimm, e Primeiro Livro de Poesia, de Sophia de Mello Breyner Andresen, recomendadas no documento Metas Curriculares do Ensino Básico-Educação Literária; resolução dos exercícios do Guião de Leitura da obra Robinson Crusoé, presente no Caderno de Educação Literária, para uma compreensão mais profunda do texto e um maior envolvimento afetivo; reconto oral das narrativas; ilustração dos livros e conversa livre acerca das preferências dos alunos por personagens e momentos da ação.







     Participação na Festa de Natal
 (atividade de encerramento do 1.º período)

      Os discentes inscritos no Clube de Leitura “Palavras Vivas” participaram na Festa de Natal com a declamação de quadras e a leitura de um poema de Natal. A Coordenadora da Biblioteca Escolar fantasiou-se de Pai Natal e distribuiu aos presentes uma pequena oferta.     







Leitura do conto "The Enchanted Ring"

      No mês de dezembro, a convite da Coordenadora da BE, a docente da área curricular disciplinar de Inglês, Carla Sousa Furtado, efetuou a leitura e exploração do conto "The Enchanted Ring", incentivando os alunos para a aprendizagem da língua estrangeira.






Poemas de Natal









  Hora do Conto “Há Roda de Livros” - 1.º Período

    Esta atividade tem como principais desígnios criar e manter nos alunos o hábito e o prazer da leitura, motivando-os, constantemente, para o ato de ler; fomentar o gosto pela expressão escrita; desenvolver competências linguísticas tanto ao nível escrito como oral; exercitar a capacidade de retenção de informação e a criatividade; fomentar o desenvolvimento do gosto estético; incrementar o conhecimento de obras literárias, nomeadamente das que constam no documento Metas Curriculares de Português do Ensino Básico- Educação Literária e nos Planos Regional e Nacional de Leitura, bem como promover valores de cidadania (cooperação, solidariedade, respeito...)
    Assim sendo, no mês de outubro, procedeu-se ao estudo da obra Rosa, Minha Irmã Rosa, de Alice Vieira (MCP), tendo-se iniciado com a apresentação do livro de forma sugestiva. De seguida, efetuou-se a leitura expressiva do  mesmo, envolvendo todos os elementos do Clube. Realizaram-se, ainda, diálogos para assegurar a compreensão da obra e a adesão dos alunos. Por fim, os discentes desempenharam o papel de um ilustrador, elaborando ilustrações relativas à obra lida.
    No mês de novembro, os membros do Clube leram, em voz alta, histórias da época natalícia, tendo, também, procedido à leitura dramatizada da peça de teatro “Rainhas Magas”, presentes no livro Natal! Natal!, de Ana Maria Magalhães e Isabel  Alçada (PNL). 
    Refira-se, igualmente, que os alunos produziram, em trabalho de grupo, textos dramáticos, para representação aos restantes colegas do Clube, e poemas da quadra natalícia.
    No mês de dezembro, a docente da área curricular disciplinar de Inglês, Carla de Sousa Furtado, leu o conto The Enchanted Ring, incentivando os alunos, através da exploração do mesmo, para a aprendizagem da língua estrangeira. 
    Por último, os alunos participaram na Festa de Natal com a declamação de poemas desta época festiva.






Poemas relativos ao Dia das Bruxas






Comemoração do Dia das Bruxas (Halloween)


        

     
    Para sensibilização de questões de ordem cultural e social, incentivando-os, de igual modo, para a escrita, foi solicitado aos membros do Clube que, em trabalho de grupo, construíssem poemas  e desenhos referentes ao Dia das Bruxas.