À conversa com escritores


ANO LETIVO 2015-2016

À conversa com ... Elisabete Jacinto

            No dia 9 de março, a escritora Elisabete Jacinto, autora das obras Irina no Master Rali, Os Portugas no Dakar I e Os Portugas no Dakar II, visitou a nossa escola e maravilhou os alunos que contactaram, pela primeira vez, com uma piloto de ralis do "Dakar".
            O Grupo Disciplinar de Português do 2.º Ciclo e a Equipa da Biblioteca Escolar aceitaram, com muita satisfação, esta proposta da Plátano Editora e prepararam uma receção digna de tal convidada, tendo-se organizado, com as turmas de 2.º Ciclo, diversas atividades.
            O dia começou cedo para a nossa visitante, com um percurso pedestre aos Serviços Florestais, cujos anfitriões foram os alunos das turmas 5.º B e 6.º B.
            Seguidamente, e no Auditório da EBS do Nordeste, decorreu a apresentação da autora, com uma biografia elaborada pela turma A, do 6.º ano, que encerrava com um filme de Elisabete Jacinto no "Dakar", aguçando a curiosidade dos presentes.
            As turmas do 5.º C, 6.º A e 6.º B apresentaram o resumo das obras Irina no Master Rali e Os Portugas no Dakar I e sugeriram à escritora uma nova aventura para Irina, na qual esta substituiria o solo arenoso e tortuoso do deserto pelas verdejantes e coloridas estradas açorianas.
           O Clube de Leitura “Palavras Vivas” também se juntou a esta receção calorosa, com a recitação do poema "Dakar", redigido por Carlos Couto, assistente operacional da escola.
            Fascinando toda a plateia, Elisabete Jacinto relatou algumas das suas peripécias vividas nos ralis, acompanhando estes relatos com fotos bastante elucidativas e respondendo, com carinho, às questões formuladas pelo 5.º B.
            Para finalizar uma manhã plena de aventuras e partilhas, o Clube Forte Musical,  presenteou-a com a interpretação do tema “Ser Poeta é”, poema de Florbela Espanca, comovendo a assistência, enquanto a turma DOV e o respetivo Diretor de Turma deslumbraram-na com a oferta de uma caricatura e de um retrato estilo stencil sobre cartão canelado.

            Desta visita, fica-nos na memória o conselho desta aventureira - “os nossos limites nunca estão onde pensamos, conseguimos, sempre, fazer mais do que achamos ser capazes.”





















        



"Viajando" com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho

          "Na passada segunda-feira, a 29 de fevereiro, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho visitou a nossa escola, para nos mostrar os mundos maravilhosos que existem na nossa imaginação e nos nossos sonhos, bastando, para isso, fazermos uma “viagem”, com o apoio da nossa criatividade.
            Ele falou connosco, fez-nos rir, sonhar acordados e cantar, acompanhando tudo isto com a ilustração, em painéis gigantes, de dois desenhos fantásticos. O primeiro representava a tal viagem pela imaginação e o segundo ilustrava o próximo livro do escritor, que contará a história de uma cidade que queria viver no campo.
          Os meninos do 2º ano, das escolas do 1º ciclo, ofereceram ao escritor desenhos e trabalhos sobre os seus livros: As gravatas do meu pai e Porque é que os animais não conduzem.
         No final, antes da sessão de autógrafos, e num desafio de 30 segundos, Pedro Seromenho desenhou uma linda águia num dos seus livros.
          Para mim, e penso que para todos os alunos presentes, foi uma tarde única e inesquecível."


Mafalda Dutra, 5ºC







      
   


   Neste ano letivo, os autores Pedro Seromenho e Elisabete Jacinto estarão na nossa Escola. Consulta os seus sites.

Pedro Seromenho- 29 de fevereiro de 2016


Elisabete Jacinto - 9 de março de 2016

http://www.elisabetejacinto.com


Pedro Seromenho
    Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside atualmente.
       Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo demonstrou excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador.
        Com o lançamento do romance Nascente de Tinta, o autor dá finalmente os seus primeiros passos num mundo de sonho e de imaginação que está ao alcance das crianças e dos adultos.

      Trata-se do início de uma longa caminhada que, prevendo-se ora difícil ora gratificante, será sempre levada a cabo com prazer. Aliás, como o próprio autor adianta, este é o único caminho a tomar: “No dia em que descobri este novo imaginário, redescobri-me por completo. Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar.”




Numa simples folha de papel nasce um mundo de sonhos...

Imagem retirada de http://www.faroldanossaterra.net/2015/03/03/encontro-com-o-escritor-pedro-seromenho-no-agrupamento-de-escolas-de-carregal-do-sal/



Elisabete Jacinto
Elisabete dos Santos Marques Jacinto  (nasceu em Montijo,  a 8 de Junho de 1964) é uma piloto portuguesa de todo-terreno, com várias participações do ”Dakar”, entre 1998 e 2009. É professora de Geografia (não em exercício), autora de manuais escolares, coautora da BD Os Portugas no Dakar e autora do livro Irina no Master Rali.
As aventuras experimentadas por Elisabete Jacinto nas suas primeiras participações no “Dakar” e as histórias contadas pelos outros pilotos portugueses, levaram-na a conceber o projeto de uma banda desenhada e escrever o seu guião. Os dois volumes de “Os Portugas no Dakar”, uma BD com texto de Elisabete Jacinto e desenhos de Luís Pinto-Coelho, contam de uma forma humorística as histórias verdadeiras dos primeiros pilotos portugueses que participaram neste rali em moto.
Em 2008 esta obra recebeu o prémio de Melhor Cartoon Nacional nos VI Troféus Central Comics, na Casa da Animação, no Porto.
Em Junho de 2010, publica o seu primeiro livro de aventuras intitulado “Irina no Master Rali”, pela Plátano Editora. Este livro, que faz sucesso entre o público juvenil é também um relato de histórias verdadeiras da piloto e tem o mérito de demonstrar aos jovens que aventuras e emoções fortes podem ser vividas na realidade e não apenas através do ecrã de um computador ou televisão.
            Em 2012 publica em parceria com o fotógrafo Jorge Cunha, um livro de imagens intitulado Elisabete Jacinto: 10 anos em Camião que pretende comemorar os seus 10 anos de carreira desportiva em Camião. Tratando-se de uma edição limitada foi disponibilizado na Internet a versão digital para que todos os seus amigos e fãs pudessem fazer download do mesmo.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elisabete_Jacinto
Imagem retirada de: https://viagemdasletras.files.wordpress.com/2015/04/portugas-2_elisab-jacinto.jpg




Elisabete Jacinto no África Eco Race 2015.

Imagem retirada de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elisabete_Jacinto










ANO LETIVO 2014-2015


No dia 27 de maio, a nossa escola teve o privilégio de receber a escritora Margarida Fonseca Santos, autora de variadíssimas obras infanto-juvenis, entre elas a Coleção 7 Irmãos, muito apreciada pelos jovens portugueses.
O Departamento de Português acolheu esta proposta da Editora Leya com bastante entusiasmo, organizando, com as turmas de 2.º Ciclo, diversas atividades para a presentear.
Um momento musical, com temas da escritora, do seu álbum “Histórias de Cantar”, foi interpretado por 3 alunos do 6.º A, proporcionando uma sensação de bem-estar a todos os participantes, seguido pela leitura da sua biografia, da responsabilidade da turma 6.º C.
Os títulos 7 Irmãos, Margarida muda de escola e 7 Irmãos, Gémeos em sarilhos foram apresentados pelas turmas 5.º A, 5.º B e 6.º A. Estes serviram como motivação para a leitura integral das referidas obras, oferecidas pelo 6.º A à Biblioteca Escolar.     
O Clube de Leitura “Palavras Vivas” também se juntou a esta festa, declamando o poema “O Mundo das Letras”, elaborado por dois membros deste Clube.
Para deliciar miúdos e graúdos, Margarida Fonseca Santos contou uma história acerca do poder que cada um de nós possui para se libertar de situações problemáticas, respondendo, carinhosamente, a todas as questões expostas pelo 6.º B.
A “Chamarrita”, interpretada pelos alunos do 6.º D, antecedeu a sessão de autógrafos que encerrou esta “conversa” com tão ilustre escritora.



O Mundo das Letras


O livro é um sítio,
Onde tudo se consegue realizar,
É onde existe magia,
E onde tudo tem lugar.

Um livro não é apenas
Um conjunto de palavras,
Mas um paraíso
Onde tudo tem asas.

O livro é um mundo de histórias,
Cheio de vitórias,
Onde os nossos antepassados,
Tiveram muitos reinados.

Cara escritora,
Esperamos que tenha gostado,
Saúde e muito obrigado(a),
Por nos ter visitado.
       
  
Mariana Lourenço
Pedro Frias
  6.º B