Histórias à Solta pelas Escolas do Nordeste (Pré-Escolar e 1.º Ciclo)


ANO LETIVO 2015-2016

LENDA DAS SETE CIDADES

            Pelo segundo ano consecutivo, a Coordenadora da Biblioteca Escolar, Cândida Figueiredo, a docente do Pré-Escolar (membro da Equipa da Biblioteca), Manuela Correia, a Assistente Técnica, Ana Medeiros, responsável pela Biblioteca Municipal de Nordeste, e dois estagiários da Câmara Municipal de Nordeste, Rodrigo Furtado e Sérgio Pimentel, dirigiram-se às cinco escolas EB1/JI do concelho do Nordeste.
           Estas sessões, que decorreram ao longo de todo o ano letivo, uma em cada EB1/JI, consistiram na leitura expressiva da Lenda das Sete Cidades, versão de Mariana Bradford, Mariana Magalhães e Joana Medeiros, acompanhada de uma apresentação em PowerPoint, com imagens muito apelativas, seguida de um questionário lúdico/ didático, com o propósito de "cultivar nos alunos, do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, o gosto pela descoberta", envolvendo-os, de igual modo, no domínio da oralidade.
           O Rodrigo Furtado e o Sérgio Pimentel deslumbraram as crianças ao interpretaram intemporais temas musicais do imaginário infantil, tendo os professores (das diversas escolas), e a responsável pela Biblioteca Municipal de Nordeste, se aliado a estes músicos, que com as suas melodiosas vozes enriqueceram estes momentos únicos.
            No final de cada sessão, a Coordenadora da Biblioteca Escolar presenteou todos os alunos, oferecendo-lhes um marcador de livros e guloseimas.










ANO LETIVO 2014-2015


TEATRO DE FANTOCHES
       
      De 20 de fevereiro a 16 de março, a Coordenadora da Biblioteca Escolar, Cândida Figueiredo, a docente do Pré-Escolar (membro da Equipa da Biblioteca), Manuela Correia, e a Assistente Técnica, Ana Medeiros, responsável pela Biblioteca Municipal de Nordeste, dirigiram-se, mais uma vez, às cinco escolas EB1/JI do concelho do Nordeste para procederem à realização da atividade: Teatro de Fantoches “O Freguês Caloteiro”, extraído da obra Robertices, de Luísa Dacosta (MCP).
      Os alunos ouviram atentamente a história, responderam a questões acerca do enredo e realizaram, eles próprios, sob a orientação das responsáveis, bem como os docentes e a Vice-Presidente do Conselho Executivo, Nélia Miranda, a referida atividade, partilhando com entusiasmo as suas emoções.







CONTOS DE NATAL

A Coordenadora da Biblioteca Escolar, a docente do Pré-Escolar (membro da Equipa da Biblioteca), Manuela Correia, e a Assistente Técnica, Ana Medeiros, responsável pela Biblioteca Municipal de Nordeste, dirigiram-se às cinco escolas EB1/JI do concelho do Nordeste, nos meses de novembro e dezembro, para efetuarem a leitura de contos da época natalícia.
Procedeu-se, igualmente, ao transporte de livros da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal de Nordeste (sistema de empréstimo), de forma a permitir aos alunos o contacto com grande diversi­dade de autores, temas, estilos e ilustrações, tendo, sobretudo, em consideração os que constam no documento Metas Curriculares de Português do Ensino Básicos, dos Planos.
Destaque-se, do mesmo modo, que esta atividade tem como propósitos desenvolver um trabalho de parceria entre a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal de Nordeste; rentabilizar recursos interbibliotecas; promover e incentivar o gosto pela leitura; estimular a prática da leitura; fomentar o conhecimento de obras literárias.